Brasil e Uruguai jogaram no Amigão |
No começo dos anos 80, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), vislumbrou a possibilidade de aproximação com vários políticos de Estados brasileiros, fossem eles Governadores, Prefeitos ou até mesmo Senadores, aumentando assim seu poder de atuação e consequentemente, garantindo um extra ($) para seus cofres. Antes disso, dificilmente a Seleção, que é patrimônio do povo brasileiro, saía do eixo Rio/São Paulo.
Em 1992, o técnico do selecionado brasileiro era Carlos Alberto Parreira, tendo ao seu lado o inseparável Zagallo, na função de Coordenador Técnico. Nos dias que antecederam a partida, a Seleção na Paraíba era o principal assunto da mídia, talvez em virtude disso, os organizadores do jogo elevaram em demasiado os preços dos ingressos, fato este que no dia da peleja, fez com que o Estádio Amigão não recebesse um público digno de duas seleções vencedoras de mundial como são Brasil e Uruguai, atitude essa, que recebeu críticas até na imprensa nacional, quando um jornalista relatou os preços abusivos.
Como é de conhecimento, a cidade de Campina Grande é famosa por seus grandes eventos turísticos, portanto, não foi novidade o convite feito a alguns jogadores da Copa de 1950 para que fossem homenageados no jogo pelo Governador da Paraíba (Ronaldo Cunha Lima) e o Presidente da CBF (Ricardo Teixeira). Foi o caso de Ademir Menezes, o artilheiro da Copa de 50.
O grande motivo de orgulho, porém, ainda mais para os torcedores do Treze Futebol Clube, foi a homenagem feita a Antônio Fernandes Bióca, que teve a honra de dar o pontapé inicial do jogo. Para os de memória curta, ou os que não sabem mesmo, Bióca foi um dos fundadores do Treze e um dos maiores incentivadores do futebol paraibano.
Iniciada a partida, a Seleção Brasileira começou jogando muito bem, chegando a abrir o marcador logo aos 4 minutos de jogo com um belo gol de Edmundo. Entretanto, após o começo forte o time brasileiro chegou a ser medíocre, sem entrosamento e acima de tudo, perdendo muitos gols, inclusive com a bela presença do excelente goleiro uruguaio.
O Uruguai, time que seria adversário do Brasil nas Eliminatórias da Copa de 1994, começou a contra-atacar até tomar em definitivo, as rédeas da partida, culminando com uma reação espetacular e virando o jogo para 2 a 1, com gols de Cabrera, após um chute forte (42 minutos do 1º tempo) e finalmente com Guerra, que chutou entre Ronaldo e Winck, fazendo o gol da vitória uruguaia.
Será que a presença de jogadores brasileiros da Copa de 1950, fez com que os “Deuses do Futebol”, repetissem o célebre placar do Maracanã? Não sabemos, porém, a imagem da bela festa ficou nas lembranças dos desportistas paraibanos e a Seleção Brasileira, até a presente data, nunca mais voltou aos gramados paraibanos.
Vídeo com reportagem da TV Paraíba sobre essa partida:
Mais reportagens sobre o jogo:
Ficha Técnica:
Brasil 1x2 Uruguai
Data: 25/11/1992
Local: Estádio Amigão – Campina Grande-PB
Árbitro: José Clizaldo
Público: 13.510 pessoas
Brasil: Gilmar; Luís Carlos Winck (Vítor), Válber, Ronaldão e Roberto Carlos; César Sampaio (Palhinha), Júnior (Silas), Raí e Zinho (Elivélton); Edmundo e Evair (Nilson). Técnico: Carlos Alberto Parreira
Uruguai: Siboldi; Da Luz, Sanchez, Moas e Cabrera; Ostolaza, Moran, Saralegui e Peletti; Guerra e José Garcia (Carlos Sanchez). Técnico: Luis Cubilla
Marcadores: Edmundo (Brasil); Cabrera e Guerra (Uruguai)
O JOGO NA TRANSMISSÃO DA TV BANDEIRANTES:
COMPACTO DO JOGO PELA TV BORBOREMA, COM NARRAÇÃO DE PAULO ROBERTO:
Agradecimentos a Eduardo Almeida pelos vídeos das tvs locais, fruto de seu belo acervo.
Fontes Utilizadas:
Arquivos Pessoais
Diário de Pernambuco
http://www.rsssf.com/
TV Paraíba
TV Manchete
Rede Globo
TV Bandeirantes
TV Borborema
Adriano, quero descobrir a fonte deste garimpo! Que belo texto e que beleza de imagens, parabéns.
Rau Ferreira
Blog: "História Esperancense"
http://historiaesperancense.blogpsot.com
Nao vou dizer que temos aqui o Batman e o Robin, mas que esta dupla e demais, ninguem pode negar, parabens a voces. Fico impressionado com tal acervo e atualizacao.
Me lembro muito bem dessa época. Eu tinha apenas 8 anos e estava louco pra ir ao jogo. Infelizmente como mostrou a reportagem os preços dos ingressos era muito elevados. Até pra ir ao treino se pagava e o preço não compensava.
Pois é,tinha 10 anos quando aconteceu este jogo em CG,era realmente 1 tempo difícil q nem todo mundo poderia assistir 1 jogo desse pois era tempo d recessão e d Inflação mt alta.No fim,foi + interesse político e financeiro,e p completar,nossa Seleção BEM desentrosada decepcionou o público Paraibano q foi ao Amigão deixando a Celeste virar a peleja.Mas da época,vale a lembrança msm,parabéns p resgate!
Eu lembro que, na última hora,o governo do estado comprou um monte de ingressos para distribuição gratuíta, para evitar um esvaziamento do estádio.
Mais ai já era tarde, e o "Amigão"(apesar de muita gente presente - eu inclusive-)não lotou para ver a seleção.
Eu preciso uma ajuda, quero adquirir fotografias da selecao antes desse jogo, com quem posso falar?
Que legal esse arquvo. Estava eu aqui sozinho e do nada lembrei que um dia qnd era garoto e morava no nordeste vi o brasil jogar em Campina Grande. Comecei a pesquisar e encontrei essa maravilha. Adorei!
Esse blog é sensacional. Parabéns!!!