Um ângulo incomum das fotos que retratam o Centro de Campina Grande em seu passado. Este era o cenário desmantelado de grande parte das ruas da cidade antes da reforma urbanística empregada na administração do prefeito Vergniaud Wanderley, no final da Década de 1930 e início da Década de 1940.
É preciso que identifiquemos, primeiramente, o edifício no centro da foto para nos situarmos em que parte da cidade nós estamos: trata-se do Grupo Escolar Solon de Lucena, inaugurado em 1924, onde antes havia o mercado de Baltazar Luna.
Daí fica 'fácil': atrás vemos parte da torre e da lateral da Catedral de Nossa Senhora da Conceição e, abaixo, moradias que deixaram de existir com a expansão da Av. Floriano Peixoto e com a construção do Grande Hotel.
Portanto, estamos olhando para a Rua Afonso Campos, antiga Rua do Meio! Não temos a foto captada do alto mas, seria aproximadamente no ponto abaixo, em imagem do Google.
Grande Vergniaud ! Se não fosse por ele, hoje a cidade seria um labirinto cheio de ruas estreitas,becos sem saída, vielas desalinhadas. Quem conhece o centro de cidades como Caruaru, Crato, Juazeiro, Cajazeiras e muitas outras vê logo que o que faltou por lá foi um prefeito como Vergniaud.
A antiga Rua do Meio, atual Asonso Campos era antes rua Coronel Amaro Coutinho.
Alberto Cavalcanti.