Serviço de Utilidade Pública - Lei Municipal nº 5096/2011 de 24 de Novembro de 2011
Criado por Adriano Araújo e Emmanuel Sousa
retalhoscg@hotmail.com

QUAL ASSUNTO VOCÊ ESTÁ PROCURANDO?

Ao longo da história do "RHCG", já publicamos um farto material sobre o movimento messiânico "Borboletas Azuis", que fez o Brasil inteiro se interessar pelo Bairro do Quarenta, que abrigava a "Casa de Caridade Jesus no Horto". 

Nas páginas da já extinta Revista Manchete da Editora Bloch, encontramos as reportagens que publicamos a seguir. A primeira do ano de 1979, relata para os leitores brasileiros o que era o movimento,a qual podemos visualizar abaixo (Cliquem para ampliar):









Em 1980, a Revista Manchete novamente voltou a cidade, para contar o que aconteceu com o movimento (cliquem para ampliar):







Para ler as outras matérias sobre o movimento:

http://cgretalhos.blogspot.com/2009/08/os-borboletas-azuis.html

http://cgretalhos.blogspot.com/2012/12/os-borboletas-azuis-no-diario-da.html

http://cgretalhos.blogspot.com/2012/05/com-roldao-mangueira-nem-pedro-afunda.html

http://cgretalhos.blogspot.com/2012/05/memoria.html

4 comentários

  1. Unknown on 15 de março de 2019 às 22:41

    Interessante que a casa do horto continua do mesmo jeito dessas fotos, inclusive com mesmo letreiro que indica o nome da casa. Por lá até uns dias desses era possível ver um velhinha carcomida com vestimentas da seita, descalça e crente que ainda estará por vim o tal dilúvio. Fica a dica pra vcs do blog fazerem uma reportagem por lá!

     
  2. Djane Assunção on 17 de março de 2019 às 21:40

    Marshal Lion. Eu e uns amigos fizemos uma telereporrtagem de 10 minutos. Passamos um mês estudando o movimento e fomos a Casa de Caridade. Se quiser veja aqui no Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=QcuIVEg2WqI

     
  3. Anônimo on 16 de janeiro de 2026 às 02:46

    Oi

     
  4. Livia Maria Portela Terra on 16 de janeiro de 2026 às 02:46

    Você roubou as coisas do CAFAR junto com a Nátalie Tavares Delgado e a Luiza Moreaux Mattos, depois que o vídeo que a Luiza postou no Instagram, viralizou no X (antigo Twitter):

    https://x.com/Anonimofarmacia/status/1999918231201677383

    Você foi expulsa do CAFAR junto com a Natalie Tavares Delgado e a Luiza Moreaux Mattos:

    https://www.instagram.com/cafarufrj/p/DSaUfiRkR7v/

    Expulsão do CAFAR não é o suficiente, vocês deveriam ser presas pelo roubo e serem expulsas da UFRJ.

    Você já foi expulsa da LACFORENSE e do Laboratório de Análises Avançadas em Bioquímica e Biologia Molecular (LAABBM) porque também roubou as coisas lá.

    Você foi expulsa do seu estágio em farmácia comunitária na clínica da família Maicon Siqueira, você também foi expulsa da sua monitoria do setor de cápsulas na farmácia universitária da UFRJ depois que você furtou/roubou as coisas lá igual você fez no CAFAR.

    A Aline não deve saber que você é uma ladra para te aceitar no projeto de extensão Tá na Hora de Tomar o Remédio, quando as coisas começarem a sumir no projeto de extensão, já sabem até quem foi.

    Quando a Aline descobrir que você foi expulsa de vários lugares diferentes por ter roubado as coisas, a Aline também vai te expulsar do projeto de extensão dela, ninguém quer uma ladra por perto.

    Você fica agindo como se não tivesse feito nada de errado, eu acho que ser psicopata é pré-requisito para fazer iniciação científica.

    Se vocês três morassem aqui na rua, os traficantes já teriam mandado vocês subirem até a boca de fumo, aqui na minha rua os traficantes mandam as ladras subirem para a boca de fumo, aqui na minha rua funciona um ferro velho clandestino que vende material para os traficantes fazerem barricadas.

    Como vocês estudam na UFRJ, a coordenação da farmácia fecha os olhos para você ter roubado as coisas do CAFAR.

     


Postar um comentário

 
BlogBlogs.Com.Br