O jornal baiano “O Monitor” publicou em sua edição de Nº. 50, de seu segundo ano, a notícia do falecimento do Tentente-coronel Eufrásio Câmara em destaque:
“Em Campina falleceu o agricultor Eufrazio de Arruda Câmara. Era tenente-coronel chefe do estado-maior da guarda nacional d’aquelle município, cavalleiro da Rosa, e no Ingá, onde por muito tempo residiu, exerceu decisiva influência no partido conservador, e occupou, como em Campina, todos os cargos de eleição popular. Foi sempre alli delegado de polícia e supplente do juiz municipal. era senhor do engenho Cabaças”.
Nascido em 1829, era filho de Antonio Duarte Carneiro de Siqueira e Ana de Arruda Câmara. Proprietário rural e político, era dono do Engenho S. José de Cabaças, em Campina, e Bacamarte, no Ingá.
Rau Ferreira
Referência:
- ALMEIDA, Elpídio de. História de Campina Grande. Edições da Livraria Pedrosa. Campina Grande/PB: 1962.
- O MONITOR, Jornal. Anno II, Nº. 50. Edição de terça-feira, 31 de julho. Bahia: 1877.
Capitão Duarte e Ana de Arruda Camara eram os avos do meu avô Dante da CunhaCavalcanti , que herdou terras e avos da minha tia avó que me criou! Eufrasio teve foi um homem bom , , mais de pavio curto. Semore apoiou muito o povo , era querido . E muito invejado! lamentável um fim tão trágico. RB
Olá! Meu avô Feliciano era irmão de Dante!
O Coronel Eufrásio , de quem tenho indicação te rsido filho do caitão Antônio Duarte Carneiro de Siqueira e de Ana ((ou Anna) de Arruda Câmara, teria sido irmão de
Maria de Arruda Câmara (Da. Maroquinha), casada com Manoel Antônio Gonçalves de Mello, meus tetravós. Agradeceria muito a comprovação desse dado (ser ele irmão de Maroquinha).
Olá quem é neto de Feliciano irmão de dante
Dante é nosso avo! Gostaria de saber quem você é ?Pois Feliciano da Cunha Cavalcanti Filho , é meu tio avo! Estamos proximos se voce quiser se comunicar de restaurar esses laços diretos de Famila ! Ou por parte de Feliciano ou de Dante! Contate conosco ! Seria muot felicidade resgatar esses laços ! Temos dois filhos de um filho de Feliciano . Que minha tia avó aqui o acolhhemos por um periodo . 1 era filho de uma Sr. Maria Santana .e a outra de nome Rosemary .. E os filhos eram muito lindos e parecidos com traços da família !Eu tive Carlos em meus braços era solteira e novinha , teria em torno de 13 anos hoje tenho 76.. fazem 63 anos esse acontecimento mais ou menos ! Seria um prazer entramos em contato . Voces sao muito proximos! Deus os abençoem!
Tente dar mais pistas . Ou fale só confirmando alguma coisa que comentei . Vamos aproveitar essa oportunidade, o tempo passa rápido!!! Estou muito feliz ! RB .
Tudo isso que você diz faz parte de meus trisavos exatamente .voces sem duvidas são próximos! Sao meus parentes. Eufrasio era meu trisavó !
Aguardando contatos !
Como poderemos nos falar ? Hoje em dia é muito perigoso ! Eu sou RB . Que passei mensagem . ! Estou muito feliz , em poder conversarmos . Se passar email vai entrar muitos estanhos. Se colocar o numero de telefone , a mesma coisa !por what zap da no mesmo . Coloca as inicias da tua mae !
Preciso informações de wandick
Rejane p contato wandick
era meu tio ., o Sr. Wandick . Irmão da minha mãe. Ele foi para o Rio de Janeiro casou-se e deve ter tido filhos .Eu acho que essas referencias estão mais para Wandick.Ele foi criado por tia Tomires . Nao quero dar mais detalhes por segurança .Wandick era uma criança linda! Moreno claro cabelos bom , olhos lindos e verdes . E só teve uma irmã que era a minha mãe. Que ja faleceu . Somos 10 irmãos .O mais velho é falecido .. houve outra criançfa ao caçula que faleceu em poucos dias de nascido . Iria receber o nome de Dante . Restaram so wandick e maria Rosa . Ela criada por sua tia aqui em Recife e wandick na Paraiba . Se não me engano em Campina Grande . . Cresci e so ouvia falr no tio Wandick , que trabalhou na Confeiteria do Rio . A mais chic e tradicional . Confeitaria Colombo . ! Espero ter dado boas pistas ! Com certeza somos primos legítimos . Se forem desse ramo ! Minha mãe seria sua tia . Ela foi casada com militar do exercito brasileiro . E fixaram residencia em Campo Grande . MT do Sul . Um abraço RB .confirme!
O Joao Carlos Bezerra de Meneses . A minhA tia avo tia duas tias 1 por parte do pai chamava-se Maria da C .C A.e tinha uma tia pelo nome de Maria Cav. de A. C. Chamavam-na Mariquinha. Mas seus dados com certeza é da mesma familia dos Anônimos . Teremos que saber nos dados Você esta pricurando por Maroquinha . Vou tentar ver se acho o nome dela ., responda .
João Carlos Bezerra de Melo .sem querer coloquei o ultimo sobrenome trocado . Desculpe -me . Considere a mesma informaçao com o sobrenome certo agora ! RB
Ol.á Anônimo, que escreveu en 30 de dezembro de 2024. Somente hoje, 20 de novembro de 2025, vi sua mensagem, com o meu nome retificado. Você sabe alguma coisa sobre Mariquinha ou Maroguinha de Arruda Câmara? Que grau de parentesco tinha ela com o Coronel Eufrásio (ou Euphrásio) de Arruda Câmara? Você tem alguma referência que comprove esse parentesco (de Maria A. C. com Eufrásio de A. C.? Agradeço-lhe, desde já.
Oi, pessoal, Feliz Ano Novo para todos e, particularmente para o ANÕNIMO, que inicialmente errou e depois retificou o meu sobrenome.
Como já esclareci, caro Anônimo, o meu objetivo mais próximo é COMPROVAR que Maria de Arruda Câmara, casada com Manoel Antônio de Gonçalves de Mello seriam, COMPROVADAMENTE, meus tetravós. Trata-se de que estou tentando estabelecer o caráter probatório em todos os elos da cadeia genealógica que parte dos meus octavós, nessa linhagem, FRANCISCO DE ARRUDA C ÂMARA , (O PRIMEIRO), c/c CLARA ESPÍNOLA DE MENDONÇA., pais de VICÊNCIA, c/c ANTÕNIO GONÇALVES DE MELLO (que tem três homônimos na linhagem). Vicência teve, dentre outras, sua filha FLORÊNCIA, c/c MANOEL CARNEIRO DE MELLO, meus hexavós, pais de ANNA DE ARRUDA CÂMARA, c/c o capitão ANTÔNIO DUARTE CARNEIRO DE SIQUEIRA, meus pentavós, até ai, todos os elos provados por documentos oficiais cujas referências ponho à disposição de vocês. E até aí, também, somos parentes bilaterais Dos dois elos que se seguem, porém, tenho como referência apenas, citações em trabalhos de genealogia de cuja idoneidade não tenho dúvidas, mas não constituem documentos públicos. O primeiro desses elos indica que os meus pentavós ANNA e ANTÔNIO DUARTE, acima referidos, seriam pais, dentre outros, desse figuraço que foi o Coronel EUFRÁSIO e de MARIA DE ARRUDA CÂMARA, c/c MANOEL ANTÔNIO GONÇALVES DE MELLO, que seriam, desse modo, meus PRESUMIDOS (MAS NÃO COMPROVADOS tetravós, pais de um novo ANTÔNIO GONÇALVES DE MELLO, c/c JOANNA FRANCISCA DE ARRUDA, meus trisavós, restabelecendo-se aí, a qualidade PROBANTE da minha árvore, pois o túmulo do meu precitado trisavô, em Itatuba, Pb.,tem a cúpula edificada pelo meu bisavô, nessa linhagem, MANOEL GONÇALVES DE MELLO, meu bisavô, c/c MARIA MARGARIDA DE ANDRADE. Adicionalmente, creio em que terá sido na geração desse meu trisavô que se deu a transferência desses ARRUDA CÂMARA e GONÇALVES DE MELLO, dos sertões do Rio Peixe (Pombal), para o agreste paraibano, (Ingá e seu então distrito de Cacheiro de Cebolas, hoje autônomo, sob o nome de Itatuba).
Já tenho a comprovação de que o Coronel Eufrásio era filho dos meus pentavós ANNA DE ARRUDA CÂMARA e ANTÔNIO DUARTE CARNEIRO DE SIQU EIRA. Assim, se conseguir provar que era irmão de MARIA (OU da. MARIQUINHA, c/c MANOEL ANTÔNIO GONÇPALVES DE MELLO, terei conseguido provar o penúltimo elo da cadeia que me resta. Ficará faltando , então, estabelecer, provadamente, que MARIQUINHA
(CONCLUSÃO) ... era mãe de ANTÔNIO GONÇALVES DE MELLO, meu trisaô.
Um afetuoso abraço para vocês., do João Carlos.
DE MELLO (que tem três homônimos na linhagem). Vicência teve, dentre outras, sua filha FLORÊNCIA, c/c MANOEL CARNEIRO DE MELLO, meus hexavós, pais de ANNA DE ARRUDA CÂMARA, c/c o capitão ANTÔNIO DUARTE CARNEIRO DE SIQUEIRA, meus pentavós, até ai, todos os elos da sucessão genealógica provados por documentos oficiais cujas referências ponho à disposição de vocês. E até aí, também, somos parentes bilaterais. Dos dois elos que se seguem, porém, tenho como referência apenas, citações em trabalhos de genealogia de cuja idoneidade não tenho dúvidas, mas não constituem documentos rigorosamente probantes. O primeiro desses elos indica que os meus pentavós ANNA e ANTÔNIO DUARTE, acima referidos, seriam pais, dentre outros, desse figuraço que foi o Coronel EUFRÁSIO e de MARIA DE ARRUDA CÂMARA, c/c MANOEL ANTÔNIO GONÇALVES DE MELLO, que seriam, desse modo, meus PRESUMIDOS (MAS NÃO COMPROVADOS tetravós, pais de um novo ANTÔNIO GONÇALVES DE MELLO, c/c JOANNA FRANCISCA DE ARRUDA, meus trisavós, restabelecendo-se aí, a qualidade PROBANTE da minha árvore, pois o túmulo do meu precitado trisavô, em Itatuba, Pb.,tem a cúpula edificada pelo meu bisavô, nessa linhagem, MANOEL GONÇALVES DE MELLO, c/c MARIA MARGARIDA DE ANDRADE. Adicionalmente, creio em que terá sido na geração desse meu trisavô que se deu a transferência desses ARRUDA CÂMARA e GONÇALVES DE MELLO, dos sertões do Rio do Peixe (Pombal), para o agreste paraibano, (Ingá e seu então distrito de Cacheiro de Cebolas, hoje autônomo, sob o nome de Itatuba).
Já tenho a comprovação de que o Coronel Eufrásio era filho dos meus pentavós ANNA DE ARRUDA CÂMARA e ANTÔNIO DUARTE CARNEIRO DE SIQU EIRA. Assim, se conseguir provar que era irmão de MARIA (OU da. MARIQUINHA, c/c MANOEL ANTÔNIO GONÇPALVES DE MELLO, terei conseguido provar o penúltimo elo da cadeia que me resta. Ficará faltando , então, apenas estabelecer, provadamente, que MARIQUINHA era mãe de ANTÔNIO GONÇALVES DE MELLO, meu trisavô.
Um afetuoso abraço para vocês., do João Carlos (jcbdemelo29@gmail.com).