Outra raridade cedida por Manoel Leite, o "Leitinho". Outro registro do programa "A Paraíba e Seus Artistas", da TV Paraíba, com apresentação de Rômulo Azevedo. O programa que disponibilizamos hoje é do ícone da música paraibana, Jackson do Pandeiro, que tanto se identificou com Campina Grande:
Professor Rômulo Azevedo revelou o seguinte sobre o programa: "A série "A Paraíba e seus artistas" apresentada pelas tvs Paraíba e Cabo Branco (a partir de abril de 1988, e reprisada em 1989) foi idealizada/escrita/produzida/dirigida, editada e apresentada por mim. Foram seis programas abordando a vida e a obra de Antônio Barros e Ceceu/Jackson do Pandeiro/Zé Calixto/Genival Lacerda/Abdias e Sivuca. Foram gravados (mas infelizmente, não finalizados) programas com João Gonçalves, Cátia de França e Fuba de Taperoá. Também estavam na pauta, Geraldo Vandré, Zé e Elba Ramalho, Vital Farias e outros artistas (não necessariamente ligados a música) como o pintor Miguel Guilherme dos Santos, o cineasta Linduarte Noronha, o poeta Augusto dos Anjos entre outros."
Jackson era genial. Esse material é um verdadeiro documento. E a definição de Gilberto Gil sobre Campina Grande em cruzamento com a de Jackson... Fantástico, disse tudo.
Prezados,a série "A Paraíba e seus artistas" apresentada pelas tvs Paraíba e Cabo Branco(a partir de abril de 1988, e reprisada em 1989)foi idealizada/escrita/produzida/dirigida, editada e apresentada por mim.Foram seis programas abordando a vida e a obra de Antônio Barros e Ceceu/Jackson do Pandeiro/Zé Calixto/Genival Lacerda/Abdias e Sivuca.
Foram gravados(mas infelizmente, não finalizados)programas com João Gonçalves,Cátia de França e Fuba de Taperoá.
Também estavam na pauta, Geraldo Vandré,Zé e Elba Ramalho, Vital Farias e outros artistas(não necessariamente ligados a música)como o pintor Miguel Guilherme dos Santos, o cineasta Linduarte Noronha,o poeta Augusto dos Anjos entre outros.
Parabéns ao Rômulo,pelo trabalho exibido e pela ousadia de tentar mostrar os valores da terra. Mesmo lendo nas entrelinhas o sentimento que nobre reporter nos transmite quanto à continuidade de série (para quem sabe ler, um ponto é linha e às vezes um livro completo), me atreveria , se me permitem, a perguntar; Poderemos um dia ver estes outros trabalhos citados? Fica a pergunta e tambem a esperança de que possamos ter uma resposta positiva (Que os Deuses do imponderável televisivo paraibano, nos concedam esta benção. Que assim seja!).
É um privilégio, ver, daqui de Natal, um trabalho tão maravilhoso feito pelo professor Rômulo Azevedo, a partir de um resgate importante, através desse blog, da história musical da Paraíba.
Jackson do Pandeiro é um ícone da música popular brasileira e nordestina, parabéns ao blog...
Esse fundo musical, ai, "Motorista de Caminhão" é de outro ícone do forró clássico e de raiz do Brasil: o saudoso Elino Julião, nascido em Timbaúba dos Batistas, na região do Seridó do Rio Grande do Norte...
Salvo engano, o título da música "é Xodó de Motorista"...
Estou impressionado! Blog muito informativo sobre dpalmeida.blogspot.com meu amigo. Eu só queria comentar e dizer que manter o trabalho de qualidade.