Claro que em nada se assemelha ao nosso atual "Ponto de Cem Réis", situado na confluência dos bairros do Centro, Alto Branco e Conceição. Mas, esta foto, segundo dados informados na comunidade de Campina Grande no Orkut, mostra a saída da cidade para o Brejo, nos anos 30.
A foto anterior, colorizada artificialmente
Situando: esta ponte, por onde trafega o veículo da foto, é o cruzamento sobre o "Canal das Piabas" ao final da Av. Canal, transversal ao final da Rua Vigolvino Vanderley, com o início da Rua Dr. Vasconcelos, conforme podemos visualizar abaixo:
Olá amigo,
Vendo este post acredito que a foto atual não representa o mesmo ângulo de visão da foto antiga. Pelo que percebo, na foto antiga, a cidade é vista ao fundo, pois acredito que não havia nada no sentido oposto, que é apresentado pela foto atual.
A propósito, parabéns pelo excelente trabalho.
Mas porque esse nome?
Este comentário foi removido pelo autor.
Os preços das passagens no transporte com bondes variavam de acordo com a distância e o local onde as pessoas fossem descer. E o cobrador anunciava: “ponto de cem réis! Ponto de cem réis!”, avisando aos passageiros que tinham comprado a passagem por cem réis, que deviam descer ali, naquele ponto.
A minha mãe nasceu e viveu os melhores anos da sua infância até a juventude, nesse bairro. Gostaria de saber mais a respeito, pois hoje ela tem Alzheimer e não lembra de mais nada! Tudo que sei é que a casa era amarela, tinha um batente que dava para o terraço e tinha um corredor comprido que passava pela sala, quartos e ia até a cozinha e quintal. Como eu desejaria ter conhecido esse lugar e um pouco mais de tudo que ela viveu lá!