Foto espetacular da década de 60, parte do albúm da Fundação Getúlio Vargas sobre o Centenário de Campina Grande, que mostra parte da Av. Floriano Peixoto, na altura do cruzamento com a Rua Rui Barbosa, no sentido em direção ao Teatro Municipal.
Sempre participando das 'elucidações' da cenografia fotográfica que expomos, Prof. Mário Vinicius discorre sobre a imagem: "Na esquerda, antigo Hotel Belfran. Na direita, o Ginásio Evangélico sendo construído.". Pode-se ver também, ao fundo, parte da torre da Igreja Congregacional da Rua 13 de Maio.
Foto:
Acervo CPDOC/FGV

Esse predio em construção é a parte detrás da igreja congregacional?
O prédio da esquina era a residência do engenheiro Austro França, depois ele transformou no Hotel Belfran.
Um detalhe: vejam a precariedade da iluminação pública que era feita com lâmpadas fluorescentes comuns.
Delícia de lembrança, esse foi meu caminho para a escola, no período em que morei na Prata e transitava por essas calçadas, muitas vezes tamborilando os dedos nas grades das casas, avizinhadas por cultura, comercio e educação providos pelo teatro, o colégio das Damas, e o cinema mais acima. Lembro-me bem do vento frio de inverno que soprava aí, de minha capa, minhas galochas, meus livros, a babá que me acompanhava no percurso da Escola de dona Léa...
Muito boa a foto. Vizinho à casa do Dr. Austro França está a residência de Pedro Sabino (e posteriormente do Dr. Alvaro de Araujo Pereira).
Adoro essa foto.
Dr Austro França foi um baluarte em Campina Grande e um dos maiores se não for o maior verticalizador da arquitetura moderna da Cidade. Saudades Hotel Belfran e Belfran Engenharia
Quem foi e o que fez o Dr. Alvaro de Araujo Pereira, referenciado num comentário como dono de uma das casas vistas na foto? É que meu avô trabalho por muito tempo como vigilante dessa residência depois de ser porteiro do Hotel Belfran.
Na.esquina o Hotel Belfran, onde residia o eng Autro França Costa; em.seguida, a do empresário Pedro Sabino, e vizinha, a do usineiro José Venãncio Duarte Barros, meu pai. Nossa casa, foi construída pelo dr. Austro.França.
Ivaldo Duarte. Álvaro Pereira era advogado.Depois foi meu vizinho, morando na casa de Pedro Sabino.Ele tinha 4 filhos.
Grato pelos esclarecimentos sobre quem eram os moradores da casa.
Me chamo Hamilton Belo de França Costa, esta foto me trás muitas boas lembranças da minha infância. Como filho de Austro de França Costa, morávamos neste edifício que depois da construção da nossa casa na rua Santa Clara ao lado do Açude Novo e do Convento das Clarissas, passou a ser o Hotel Belfran (Belo/França) de propriedade de meu pai e também o escritório da Belfran Engenharia e Promoções Ltda. Ao lado tínhamos como vizinho a casa de Pedro Sabino, um pouco mais em baixo, a casa do Seu Lucas dono do Edifício Lucas.
Agradeço os esclarecimentos.