Serviço de Utilidade Pública - Lei Municipal nº 5096/2011 de 24 de Novembro de 2011
Criado por Adriano Araújo e Emmanuel Sousa
retalhoscg@hotmail.com

QUAL ASSUNTO VOCÊ ESTÁ PROCURANDO?

Os mais antigos lembram bem, já os mais novos, talvez tenham a curiosidade em saber como era o espaço em que se localiza atualmente o Parque do Povo, antes de sua construção. Nas fotos abaixo, um pouco da  curiosidade é saciada.




Antigamente o local era chamado de “Coqueiros de Zé Rodrigues”. No período de São João, os campinenses realizavam naquele local, alegres quadrilhas e principalmente, saboreavam as comidas e bebidas típicas.

Enivaldo Ribeiro deu o primeiro passo para a futura sede do forró campinense. Logo após, foi a vez de Ronaldo Cunha Lima, que teve a idéia de “profissionalizar” o evento ali existente, construindo um monumento em forma de pirâmide (muito em voga nos anos 80) e o batizando de “Forródromo”. O local foi projetado pelo arquiteto Carlos Alberto de Almeida, sendo construído pela Enarq.

Construção da Pirâmide

Assim, o Parque do Povo seria inaugurado em 14 de maio de 1986 e no dia 31, seria o palco da festa que consagraria Campina Grande nacionalmente, o chamado “Maior São João do Mundo”.

No dia de sua inauguração, não é preciso dizer que o local estava superlotado. Segundo o Diário da Borborema de 03 de junho de 1986, “Ronaldo Cunha Lima chegou ao Parque do Povo por volta das 21h, acompanhado do senador Humberto Lucena, do deputado estadual José Maranhão, João Agripino Neto e outras autoridades. A multidão já esperava o poeta para fazer a festa. Uma girândola anunciou o início dos festejos juninos”.

Inauguração

Ronaldo Cunha Lima, o criador do Parque do Povo

O evento cresceu, atraiu as atenções de todo o Brasil, entrou para o calendário oficial de eventos brasileiros e tornou Campina Grande conhecida internacionalmente.



Desta forma, desde 1986 o Parque do Povo entrou para a história de Campina Grande, sendo utilizado para todos os grandes eventos da cidade, como a Micarande, Feira de Automóveis, Encontros Cristãos, além é claro, pelo próprio São João.

Fontes Utilizadas:

Reprodução de imagens da TV Paraíba
Diário da Borborema
Arquivos Pessoais
Comunidade de Campina Grande no Orkut (Fotos)

11 comentários

  1. Herbert on 9 de novembro de 2009 13:42

    Obrigado por esses registros sobre Campina Grande. Vocês não sabem a alegria que tenho, quando acesso esse site dia após dia e o vejo atualizado. Vocês mereciam um prêmio!!!

     
  2. Ewerton Emmanuel on 21 de fevereiro de 2010 15:30

    Olá! Eu morava na rua Sebastião Donato na época da construção. O local não era nada bonito antes de ser construído o parque. Após ser construído, meu pai sempre me levava pra andar de bicicleta na pirâmide, etc. Era muito bom. Ainda tenho algumas fotos da época e se interessar, envio depois. Ótima recordação!

     
  3. Anônimo on 21 de junho de 2011 10:13

    Muito legal deu até pra fazer um seminário com essas informações minha professora adorou tirei até um 10!Legal de mais eu procurei em todos os sites e não encontrei so achei nesse ! OBG !

     
  4. Anônimo on 6 de maio de 2012 20:43

    parabens essas infromações são de extrema importancia para nossa cidade e os nossos estudantes

     
  5. Anônimo on 7 de maio de 2012 11:18

    obg por estas informaçoes me ajudou muito no colegio assim como ajudou tanbem aos outros estudantes precisamos cada dia saber mais sobre campina grande saber sua historia entre outros e graças a este saite sabemos cada dia um pouquinho mais sobre nossa cidade

     
  6. Anônimo on 7 de maio de 2012 11:18

    obg por estas informaçoes me ajudou muito no colegio assim como ajudou tanbem aos outros estudantes precisamos cada dia saber mais sobre campina grande saber sua historia entre outros e graças a este saite sabemos cada dia um pouquinho mais sobre nossa cidade

     
  7. RHCG on 7 de maio de 2012 14:15

    Qual a escola de vocês?

     
  8. Fabiana Leal on 18 de junho de 2016 15:18

    Antes da construção onde hoje é a pirâmide era o palhocao... as quadrilhas das escolas tradicionais dançavam lá e havia o desfile das carroças

     
  9. Fabiana Leal on 18 de junho de 2016 15:19

    Antes da construção onde hoje é a pirâmide era o palhocao... as quadrilhas das escolas tradicionais dançavam lá e havia o desfile das carroças

     
  10. Abdalah Rached on 13 de julho de 2016 18:51

    Achei muito bacana o resgate historico de que o inicio do Parque do Povo original ter iniciado no governo do Enivaldo Ribeiro...Eu mesmo frenquentava o famoso palhoção que não tinha nada do glamour que o governo Ronaldo Cunha Lima aplicou ao local...Que fique o registro historico...

     
  11. cassia araujo on 16 de fevereiro de 2017 12:12

    Este comentário foi removido pelo autor.

     


Postar um comentário

 
BlogBlogs.Com.Br