Serviço de Utilidade Pública - Lei Municipal nº 5096/2011 de 24 de Novembro de 2011
Criado por Adriano Araújo e Emmanuel Sousa
retalhoscg@hotmail.com

QUAL ASSUNTO VOCÊ ESTÁ PROCURANDO?


Da série "uma das maiores raridades já postadas", a imagem acima mostra o Açude Novo, manancial construído por volta de 1830 para suprir a necessidade de água da população campinense, quando o Açude Velho se mostrava insuficiente para atender a demanda.

As nomenclaturas surgiram, justamente, após sua construção quando passou a fazer sentido a conotação de antigo e novo.

Enquanto reservatório d'água, o Açude Novo marcou época em nossa cidade; era um local de lazer da população campinense. As jovens desta foto ficaram eternizadas na história, assim como essa paisagem, de um passado muito distante. Segundo comentário postado por Marconi Alves, "Nesse local, onde as pessoas estão sentadas, era um pluviômetro. Ficava ao lado da casa de dr. Bonald Filho."

A foto, que ainda mostra parte do Convento das Clarissas ao fundo, pertence ao acervo pessoal de Leonice Arruda Alcântara, cedida ao BlogRHCG por intermédio da Colaboradora Soahd Arruda.

1 Comment

  1. cleudo on 18 de junho de 2015 16:20

    ESPETACULAR!..NASCI NA GETULIO VARGAS,NETO DO COMERCIANTE MANOEL SOBRAL,MINHA CASA TINHA UMA JANELA QUE TINHA A VISTA TOTAL DO AÇUDE NOVO E O CONVENTO DAS CLARISSAS,TUDO ISSO NOS ANOS 50,QUE SAUDADE!..A CASA DO DR.BONAL ERA MUITO CONHECIDA,POIS QUEM SE DIRIGIA AO BAIRRO DE SÃO JOSÉ SEMPRE PASSAVA AO LADO DAQUELA RESIDENCIA.

     


Postar um comentário

 
BlogBlogs.Com.Br