Serviço de Utilidade Pública - Lei Municipal nº 5096/2011 de 24 de Novembro de 2011
Criado por Adriano Araújo e Emmanuel Sousa
retalhoscg@hotmail.com

QUAL ASSUNTO VOCÊ ESTÁ PROCURANDO?

O Rock no Brasil, atingiu grande popularidade nos anos 80 e em Campina Grande não foi diferente. "Pipocaram" as chamadas bandas de garagem e enquanto Brasília teve Legião Urbana, Plebe Rude, Capital Inicial; São Paulo teve Ultraje a Rigor, Titãs; Campina Grande teve Domber, Delito, Albatroz, dentre outras bandas.

Graças a Manoel Leite, o "Leitinho" do blog  http://paineldorockbrasil80.blogspot.com.br/, conseguimos resgatar algumas fotos das bandas campinenses, que reproduzimos a seguir:

Albatroz:


Avenger:


Banda Deprede:


Caviera Band:


Dhiarreia


Doi Codi - Dimensão:


Domber (Veja Vídeo a seguir):


Hostia Podre:


Interitus:


Ira Metalica:


JAH:


Krueger:


Morthifera:



Essas são apenas algumas das bandas que preencheram o movimento do rock em Campina Grande, no período dos anos 80 e começo dos 90.

Manoel Leite ainda no enviou um clipe da banda campinense "Domber" exibida na TV Paraíba em 1987. Reproduzimos abaixo, as informações constantes no endereço http://www.youtube.com/user/vespargh:

"Primeiro videoclipe produzido pela Tv Paraíba (afiliada da rede globo de Campina Grande - PB), com a banda Domber tocando a composição "Pelos pêlos" em 1987. Vídeo exibido no especial de fim de ano "Juntos Novamente" em comemoração ao primeiro ano de tv.

Domber foi uma banda de Rock campinense com composições autorais que infelizmente não chegou a gravar nenhum registro fonográfico.

Domber neste registro conta com a formação: Fred Miranda - vocal, Pedro Jácome - guitarra, Sandro Mangueira - contrabaixo e Eugenio Felipe - bateria. O videoclipe foi gravado em estúdio, juntamente com imagens de apresentações no Parque Evaldo Cruz (o Açude novo, em frente ao Convento das Clarissas) e no Estádio de futebol Ernani Sátiro (o "Amigão")".

Agora assistam ao clipe:

9 comentários

  1. walmir chaves on 17 de julho de 2014 12:31

    Muito Interessante. Não sabia nada sobre o Rock Campinense...

     
  2. Manoel Leite on 17 de julho de 2014 15:20

    Teria como todas as banda scitadas mandarem a formação para enriquecer as ilustrações.

     
  3. Anônimo on 17 de julho de 2014 19:54

    O RHCG não vai nos deixar. Ele já faz parte da história e da cultura de nossa querida cidade. Não foi à tôa que ele foi reconhecido oficialmente como um serviço de utilidade pública. Os seus competentíssimos organizadores apenas tiraram um justo e merecido período de férias.

     
  4. Anônimo on 17 de julho de 2014 22:03

    !!Grande material. Grande RHCG!

     
  5. Anônimo on 20 de julho de 2014 12:03

    Minha geração.

     
  6. Valfrêdo Farias on 23 de julho de 2014 20:09

    Com satisfação vejo essa postagem e por ter vivido nessa época e tendo amigos que constam nas fotos, segue minha modesta contribuição, identificando alguns deles. O Domber foi formado em meados dos anos oitenta, tinha seus ensaios nos fundos da casa de Eugênio e no pôster (em sequência): Fred, Pedro, Eugênio e Otávio; A foto do Ira Metálica mostra Emílio, Sandro, Marcone, infelizmente não lembro do quarto integrante e por último o "gogó de ouro" Armistrong. Essa foto do Jah, pode-se dizer um elemento para a posteridade, de curta duração, apresenta Júlio, Alexandre, Waldir e Hélder. Fantástico, uma verdadeira ré pra trás!!!

     
  7. Valfrêdo Farias on 23 de julho de 2014 20:18

    Infelizmente, não consta registro do Delito e do Das Bandas da Parahyba nos anos noventa. Bandas que tiveram (e tem, no caso do Delito) a participação de dois baluartes do dito "rock campinense": Ricardo e Maerson. Segue link de videoclipe do Das Bandas da Parahyba, com a premiada Balaio. https://www.youtube.com/watch?v=2cXNyVMKKDA&list=UU74VeGPvq_HGXvYVd3MeYPA

     
  8. Edy Marques on 24 de setembro de 2016 21:38

    Muito bom essa postagem, mas existe alguns erros aí.
    Por exemplo essa foto aí da banda Avenger. Essa banda não é de Campina Grande, e sim de São Paulo. Segue o link:
    http://paineldorockbrasil80.blogspot.com.br/2013/12/avenger.html

     
  9. gilenobr1 on 27 de setembro de 2016 22:53

    Essa foto da banda JAH, foi tirada nos fundos da escola, Educandário Criancas do Brasil, onde tantas outras bandas com Bruxos de Guerra e Delito ensaiaram.

     


Postar um comentário

 
BlogBlogs.Com.Br