sábado, 28 de outubro de 2023

Cristiano Lauritzen

Por Adriano Araujo

Nascido na Jutlândia, pequena península da Dinamarca, em 1847, Cristiano Lauritzen aportou no Brasil, em Recife, aos 21 anos. Chegou em Campina Grande quando ainda éramos um burgo com 3 mil habitantes, por volta de 1880.

Como já tratado por este blog em algumas imagens postadas, estabeleceu-se no ramo de jóias e relógios na antiga Rua Grande, hoje Rua Maciel Pinheiro.

Em 1883 casou-se com a senhora Elvira Cavalcanti, filha do comerciante Alexandrino Cavalcanti, então Presidente da Câmara Municipal de Vereadores, com quem teve dez filhos.

Lauritzen, enquanto habitante de Campina Grande, dedicou sua vida na busca do estabelecimento do progresso ao nosso Município. Foi prefeito municipal durante 19 anos ininterruptos e, à ele, devemos a chegada do primeiro trem a Campina Grande, fazendo com que a cidade fosse o ponto final da ferrovia Great Western, marco histórico para o desenvolvimento econômico da nossa região.

Em frente à sua residência, à Rua Maciel Pinheiro, conforme imagens anteriormente postadas, encontrava-se a Praça Epitácio Pessoa, batizada com este nome em virtude da homenagem prestada por Cristiano Lauritzen  construindo uma estátua, em 1914, àquele que viria ser Presidente da República cinco anos mais tarde.

Foi o fundador do Jornal Correio de Campina Grande, em 1922.

Cristiano Lauritzen faleceu no ano de 1923, ainda exercendo o mandato de Prefeito de Campina Grande. Após sua morte, seu filho Ernani Lauritzen fora nomeado pelo governador Solon de Lucena para sucedê-lo à frente da Prefeitura Municipal, de 1924 até o ano de 1928.

O professor universitário Daniel Duarte, lembrou em sua página do facebook que em 18 de Novembro de 2023, se completará 100 anos da morte do ex-prefeito, esperamos uma homenagem a altura pelos órgãos de Campina Grande.

7 comentários:

  1. meu nome é Sanshainne Lauritzen, e Cristiano Lauritzen é o meu tataravó *--*

    ResponderExcluir
  2. Boas informações sobre o dinamarquês Cristiano lauritzen.

    ResponderExcluir
  3. Pouco conhecida a História desse grande político. Deveria ser mais divulgada...

    ResponderExcluir
  4. Pouco conhecida a História desse grande político. Deveria ser mais divulgada...

    ResponderExcluir
  5. na verdade a jutlandia e a dinamarca quase toda kk

    ResponderExcluir
  6. o nordeste ficou muito atras do sul sp por que nao recebeu mais imigrantes do norte global um so matarazo fez sp um lauritzen levou trem imagina mais desses explica os eua ter um pib de 30 tri

    ResponderExcluir